Aviso/Warning

Se algum link estiver inacessível envie-nos um email ou deixe-nos um comentário/ If by any chance there is a broken link send us an email or leave us a comment.

Os Plutónicos com Gino Garrido - Goodbye My Love (EP 1967)

sexta-feira, 1 de abril de 2011


AQUI:

Os Plutónicos com Gino Garrido - Good Bye, My Love (EP Alvorada AEP 60885, 1967).

Os Plutónicos, pertencentes à mesma geração dos Sheiks, Chinchilas, Conjunto Mistério e outros, formaram-se em 1962, na Pontinha (arredores de Lisboa). Começaram por ser um conjunto de baile que tocava os êxitos do momento, para as pessoas dançarem.
Uma das suas formações era composta por Zé Pimentel (guitarra), Vítor Alves (guitarra), Gino Garrido (voz), António Fernando (baixo) e Vítor Capela (bateria). Esta formação chegou a gravar alguns singles, com temas cantados em português. Gino Garrido era, aliás, um vocalista conhecido no meio musical, na época.
A banda foi sofrendo variadas mudanças de formação, até que estabiliza, já nos anos 70, com Necas (guitarra), Alfredo Azinheira (baixo), João Seixas (voz), Óscar (piano) e Mário Rui (bateria). A maioria destes músicos tinha passado por grupos como os Petrus Castrus (que gravou um disco fundamental da música portuguesa " Mestre".
Em 1977 o grupo passa a ser conhecido pelo nome de A Ferro e Fogo/Os Plutónicos e o seu circuito habitual são os bailes de finalistas e um ou outro concerto. Para além disso, eram obrigados a tocar em bailes das festas populares, para conseguirem sobreviver como profissionais.
A sua música, nos anos 70, estava próxima do Hard-Rock, com umas pequenas pinceladas de sinfonismo.

Parcialmente transcrito de um texto de Aristides Duarte, Nova Guarda (23/05/2001)

EP disponibilizado por Carlos Santos.
Ripado do vinil. Digitalização (capas e áudio) e masterização, por João Romão.

0 comentários: