Aviso/Warning
Se algum link estiver inacessível envie-nos um email ou deixe-nos um comentário/ If by any chance there is a broken link send us an email or leave us a comment.
Conjunto Mistério (EP 1964)
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Conjunto Mistério (3º EP Decca PEP-1080, 1964).
No final da década de 1950, em Cascais, começa a delinear-se a história do Conjunto Mistério. Cinco rapazes formam um conjunto a que dão o nome de Nova Onda. Luís Waddington (guitarra), Gonçalo Lucena (voz), Manuel Lucena (bateria), Edmundo Silva (baixo) e Francisco Deslandes (guitarra) formam o grupo que tinha por objectivo tocar à Shadows e cantar como o Cliff Richard. No início da década de 1960 gravam um disco na etiqueta Alvorada que incluía uma versão de "Vendaval", canção popularizada por Tony de Matos. O Nova Onda muda de nome e de formação e aparece o Conjunto Mistério (assim chamado porque foram apresentados num programa de rádio, por Carlos Cruz, quando ainda não tinham nome, como o "conjunto que tem um nome que é um mistério, pois ainda não tem nome").
Foi feito um concurso, na rádio, para se encontrar um nome para o grupo, mas os nomes não agradaram e ficou mesmo Mistério. Passaram a usar umas mascarilhas, com que se apresentavam nas capas dos discos, para adensar, ainda mais, o mistério. Para a banda entram Michel Mounier (bateria) e António Moniz Pereira (guitarra), em substituição de Manuel Lucena e Francisco Deslandes e Gonçalo Lucena (o grupo fica sem vocalista), pelo que passam a fazer só instrumentais, imitando o característico som dos Shadows. O Conjunto Mistério ganhou um concurso, entre 19 grupos participantes, organizado pelo Cinema Roma em Lisboa; que lhes permitiu viajar até Londres, onde foram conhecer pessoalmente os Shadows. O Mistério era um grupo que fazia música instrumental com destaque para os temas " Chapéu Preto", "Os Olhos da Marianita", " Pauliteiros do Douro" e outros que ficaram registados em vários EP’s. São convidados para serem a banda de suporte de Fernando Concha na gravação de um EP que inclui uma versão de "I'll Get You", dos Beatles (intitulada " Sem Ti Não Sei Viver").Gravam, também, com o Duo Ouro Negro o famoso EP " Kwela". Edmundo Falé (antigo elemento dos Ekos) junta-se ao grupo para assegurar as vocalizações e Edmundo Silva vai para os Sheiks, entrando para o seu lugar Mário Terra. José Cid vem de Coimbra para Lisboa tirar o curso do INEF (Instituto Nacional de Educação Física- vulgo professor de ginástica) e começa a ensaiar com os membros do Conjunto Mistério, tendo chegada a pertencer; por pouco tempo à sua formação. Com a entrada de Cid, o Conjunto Mistério começou a praticar um estilo de música mais próximo dos Beatles. Em 1967, Conjunto Mistério acaba e, das suas cinzas, surge o Quarteto 1111, comandado por José Cid.
Por: Aristides Duarte
EP gentilmente cedido por Luís Futre.
Ripado do vinil. Digitalização (capas e áudio) e masterização, por Carlos Santos.
Publicada por Músicas dos Anos 60 - Recordar é Viver à(s) 11:15
Etiquetas: Conjunto Mistério, Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário